sábado, 18 de abril de 2009

STOP!

Tim Burton - The Nightmare Before Christmas( O mundo estranho de Jack)


Realmente, acho que nunca vi tamanho problema em comprar uma coisa, eu normalmente olho e falo - “To afim disso” e compro.

Mas a questão agora é mais complexa, possibilidades gigantes para fazer uma mesma coisa, preços exorbitantes e vontade de ter o “melhor”, o melhor não é ultima geração, mas o que vai fazer o que quero da melhor forma possível.

Voltemos à semana passada, onde a vontade já existia, mas a decisão de que era hora de sair da idéia e partir da ação chegou mais conclusiva:

Sempre gostei bastante do estilo de filme Stop Motion, porém, exceto por alguns bem pequenos testes, nunca tentei algo real, mas vendo alguns vídeos pensei a fundo – “Porra, acho que dá pra fazer algo” e então comecei uma procura para achar como fazer tais produções.

Primeiramente, ligar as câmeras no computador, para ter um controle remoto, o que permite tirar foto sem as tremidas que bagunçam todo o projeto, isso nos da às opções:

Webcam, filmadores com usb/firewire, câmeras digitais, e as digitais profi.


Tim Burton - Vincent


Minha idéia inicial sem duvida seria as digitais normais, porém, começaram ai os problemas. As mais baratas não suportam controle por usb, segundo ponto, câmeras funcionam por capitação de luz pelo obturador e esse por sua vez tem vida útil, normalmente com uma boa duração, mas não pra um stop motion que tem média de 12 a 24 frame (ou seja, fotos) por segundo.

As câmeras profi. São boas sem duvidas, porem, são caras. Não pretendo gastar 2 mil ou 3 mil para ver se consigo fazer algo.

Agora me dirigi para as filmadoras, eu já teria me resolvido nelas se uma das principais informações não fosse uma das coisas menos fácil de descobrir sobre essas belezinhas, a “Resolução”, depois de bastante procurar e procurar e procurar, aparentemente o tamanho normal de resolução é de 640x480 e isso não me ajudou muito, será que esse tamanho vai permitir fazer algumas coisas razoáveis? Melhor ainda, “WTH” por que câmeras feitas em 2007/2008 a resolução de vídeo é tão pequena assim?
E respostas para essa pergunta são ainda nem achei.

Temos as filmadoras High Definition, que nos dá um tamanho maior que isso, mas os preços triplicam ou até mais que isso.

As webcams têm o mesmo problema de resolução e qualidade, e num geral achei só uma viável com relação a preço e qualidade, ainda sim o preço não me agradou, a não ser que conseguisse uma importação sem um tal de “aumento ignorante de 60% sobre produtos importados, mesmo que eles nunca foram, são ou serão fabricados aqui.”

E pior ainda, esse é um mercado sem muitas informações nacionais, achei uma ou outra comunidade, nenhum fórum que seja mais profundo na arte do stop motion e por fim as únicas dicas são de fóruns gringos, que não ajuda muito na escolha do equipamento já que para eles uma câmera que é 900 reais sai por 200 dólares, resumindo estou na merda com essa idéia, mas EI de me resolver sobre isso.

Fica ai para vocês o principal vídeo que me inspirou a dizer: - “Porra, acho que dá pra fazer algo”, claro não no mesmo nível, já que a câmera do cara é profi. e os bonecos também.






Cya Niggas